Instrumentos Mortais Vs. Shadowhunters

15:44


VOCÊS ESTÃO SABENDO QUE ESSA SEMANA FOI A ESTREIA DA NOVA SÉRIA DA ABC? A série é uma adaptação do livro Instrumentos Mortais da Cassandra Clare. Acontece que já foi feita uma adaptação dessa obra literária alguns anos atrás! Imaginem a confusão que fiquei quando li a notícia da adaptação para uma série da ABC, porque tipo, ou seria fiel ao filme, fiel ao livro mais do que o livro, ou seria uma coisa totalmente diferente, e aconteceu que foi essa última opção.

Por incrível que pareça (ou não), o filme com Lily Collins (Sem Saída; Simplesmente Acontece; Espelho, Espelho Meu etc) foi mal fiel à obra em comparação a Shadowhunters, que teve seu primeiro episódio disponível hoje na Netflix.

Eu me senti meio insultado enquanto leitor, porém, meu lado viciado por série gostou do que viu caso não existisse a obra literária pra se fazer referência.

Vamos às comparações:

1# CLARY: a versão da série ficou mais fiel aos livros por causa da cor dos cabelos, como podemos perceber nas capas dos livros.

#2 SIMON: gente, o que foi isso na vida de Simon? O cara virou cantor de uma hora pra outra foi? E ainda arrastou uma personagem nova (não presente em Cidade de Ossos) para a trama. Rumores de que ela venha a ser a Maia.

#3 A CONVERSA: Jocelyn NÃO FALA para Clary NADA relacionado ao que ela é, muito menos lhe entrega uma estela de presente de aniversário.

#4 DOROTHEA: rejuvenesceram a personagem em, no mínimo, vinte anos! E ainda deram o apelido de "Dot" a ela. Sem falar na loja que ela tem no andar de baixo do duplex, sendo que nos livros, ela "trabalha" dentro do seu próprio apartamento.

#5 LUKE: desde quando Luke é um policial?! 

#6 PANDEMONIUM: a cena da balada é um marco importante da história porque é quando Clary tem o primeiro contato com o mundo dos caçadores de sombras. Acontece que, na série, resolveram criar uma coisa além, sabe? BEEEEM além. Botaram um exército de criaturas, quando na verdade só era uma. Isabella está vestida de sobretudo preto, peruca branca (diz ela que é loira) e uma roupa estilo Calypso, quando no livro ela veste um vestido longo branco e seus cabelos negros (NEGROS) estão soltos. Pelo menos souberam fazer o chicote dela. Ah, e Jace NÃO FALA com a Clary na entrada da boate.

#7 MAGNUS: logo no início do episódio, aparece Magnus apagando a memória de Clary. Daí, a pessoa pensa que vai ser uma coisa bem parecida com o livro. Minutos depois, aparece o dito cujo se dizendo dono da Pandemonium. Ah vá né!

#8 ATAQUE A CLARY: acho que confundiram as cenas. Provavelmente tem algum produtor que fez parte das filmagens de Beauty and the Beast. Que tentativa de Ravener foi aquela? E desde quando a "Dot" é a ravener? Confundiram tudo! E outra, Clary é quem mata a criatura com um aparelho que o Jace deu a ela depois de saírem da boate (o que não aconteceu na série). 

#9 QUARTEL GENERAL (??): lembro perfeitamente bem que, no livro, só moram Jace, Isabella, Alec e Hodge no Instituto. Mas, tentando dar um ar meio que SHIELD à série, o Instituto se mostrou como um Quartel General dos Shadowhunters. 

#10 PORTAL: o portal se encontra no apartamento de Dorothea e não no de Jocelyn.

#11 HODGE: no filme, ele é um senhor de certa idade, até porque é um dos fundadores do Ciclo (grupo do Valentim) e treina os "guri" nas armas. Porém, na série, ele é beeem mais novo. 

Vamos conferir os atores de cada adaptação?


Creio que as transformações mais notáveis foram: Valentim, Luke, Dorothea e Hodge. E a transformação que nem notei foi a do Magnus (agora eu vi que a galera da área ocidental tende a ser parecida mesmo).

Para terminar, eu diria que ficou empate. Cada um tem coisas fieis ao livro que o outro não tem. O filme foi um adaptação em si, mas a série foi criada pensando no mercado televisivo. Então, cada uma com uma situação diferente. Vejam os trailers e se decidam sobre qual vale mais a pena!


You Might Also Like

0 comentários