ESCRITA #2: PERSONAGENS

09:33


FAZIA TEMPO QUE EU NÃO CONTINUAVA ESSA COLUNA, MAS AÍ PESOU A CONSCIÊNCIA e cá estou para atualizar! No post anterior, falei sobre a construção inicial da história. O fato de escolher bem sobre o que quer escrever, montar esquema de cenas importantes e afins. Então, quando se tem os cenários, e a trama, o que precisa ser desenvolvido? Isso mesmo, os personagens!

Já vi histórias por aí onde a comédia era o tema central e, por isso, o autor tentou deixar, praticamente, todos os personagens, cômicos. O que não foi muito legal. Tudo bem que a maior parte dos livros, contam histórias ficcionais. Acontece que, para se chegar em uma história de ficção, o autor precisará utilizar fatos reais. Um exemplo disso é o fato de que, uma das coisas mais engraçadas que se pode existir em questão de personagens, é ver um de personalidade cômica (Flávio) conversando com outro de personalidade explosiva (Ronaldo). Porque? Porque Ronaldo vai se estressar com facilidade, e Flávio, sabendo disso vai atiçá-lo ainda mais. Geralmente, personagens cômicos, são irreverentes, não se importam em falar o que pensam, um exemplo disso é o Homem-Aranha ou o Deadpool. Vamos seguir o exemplo do Cabeça de Teia: vemos que boa parte de suas piadinhas são usadas com os vilões, certo? Tá aí a prova de que, a cada personagem cômico, será adequado existir um personagem de personalidade contrária para poder ter diálogos realmente divertidos.

Você precisa pensar na interação que seus personagens deverão ter na trama. Não adianta pensar apenas "ah, quero um personagem que seja assim e assado" e "a outra personagem vai ser igual a esse". Não cometam esse erro, gente. Tudo bem que você tenha uma facilidade enorme pra criar mocinhos, por exemplo, mas será necessário criar um vilão, não é? É isso que escrever significa: cumprir os desafios! Muitos homens acham difícil escrever personagens femininos, e eu posso dizer que também achava. Mas, comecei a ler muitos livros com narrativa feminina e voilá! Hoje, leitores de Identidade Espiã dizem que as cenas da Kamilla são ótimas! E isso me enche, além de orgulho, de uma sensação de dever cumprido.

Então, se você vê que sua história vai precisar de personagens que você não tem afinidade para descrevê-lo e solidificar seus trejeitos e personalidades, procure ler histórias que possuem personagens assim para que você possa se familiarizar e escrevê-lo sem medo. Ok?

No mais, faça um dossiê sobre seus personagens! Seja um espião de suas próprias criações! O que seu personagem gosta, o que abomina, quem odeia, o que deseja, de onde vem, pra onde quer ir, nome dos pais, data de nascimento e toda informação que possa reunir sobre ele.

You Might Also Like

0 comentários